Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

DIREITO: Advogada se despede de gestão da ABA-MT e destaca legado de ativismo contra o abuso emocional

Gestão também foi marcada por ações para a promoção e qualificação da jovem advocacia. A advogada Ana Lúcia Ricarte encerrou nesta quinta-feira (10) o mandato como presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Mato Grosso (ABA-MT). A gestão à frente da associação foi marcada pela ampliação do debate em torno de temas atuais do Direito, como o abuso emocional praticado pelos “narcisistas perversos” – que são os agressores que protagonizam histórias de violência com graves consequências psicológicas no âmbito familiar -, além de uma série de ações que ajudaram a jovem advocacia a se estabelecer no mercado.
"Estou muito grata pela experiência à frente da ABA-MT nestes dois anos de gestão. Tivemos a oportunidade de promover um debate necessário sobre diversos temas fundamentais, principalmente, o abuso emocional contra a mulher. Quero agradecer aos associados que somaram neste período e que puderam compartilhar sua experiência, conhecimento e expertise", avalia a advogada que atua há 28 anos com direito de família.
Ana assumiu a presidência da ABA-MT em fevereiro de 2020 e sua gestão criou 20 comissões, fomentando a participação de mais de 200 advogados, integrando a advocacia do interior de Mato Grosso e promovendo a jovem advocacia.
Entre as ações de destaque estão os projetos “Abuso Emocional nunca mais” e a “Quinta com Elas”, que aborda os riscos da internet para as crianças. Também foram realizadas mais de 100 lives e oito webinars, entre congressos, seminários, cursos e palestras mensais.
Ana destaca também parcerias realizadas com o Poder Legislativo e com as ABAs de outros Estados, principalmente, em relação às campanhas sobre violência contra a mulher.
“Nossa preocupação em gerar conteúdo de qualidade para qualificar o debate público sobre temas de interesse de toda a sociedade e dar suporte à advocacia levaram à publicação de dois e-Books, um sobre o abuso emocional e outro sobre a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD). Em parceria com a Comissão de Gestão Jurídica e Liderança na Advocacia, presidida pela advogada Dynair Souza, promovemos 10 cursos em todo o Brasil sobre gestão de escritório”, destaca.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na ABA-MT, Ana Lúcia Ricarte foi condecorada pela ABA nacional como a melhor diretora estadual no ano de 2020. “Todo o trabalho desenvolvido e o reconhecimento por isso é uma motivação a mais quando se tem uma carreira na advocacia de quase três décadas. Encerro esse meu período de contribuição com a associação com a sensação de dever cumprido e inspirada na condução de novos projetos que também vão diferenciais no Estado e no país”, pontua a advogada.
Ana Lúcia Ricarte informa que preferiu não renovar sua presidência na ABA-MT porque está na organização de um novo projeto que vai reunir os principais escritórios de advocacia de Mato Grosso e do país, e que será divulgado em breve.
Assessoria/Caminho Político
Caminho Politico CP Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário