Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 15 de março de 2022

Retomada: Acadêmicos da Unemat comemoram retorno presencial das aulas

As aulas presenciais na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recomeçaram nesta segunda-feira (14), depois de dois anos com as atividades suspensas por conta da pandemia da Covid-19. O início do período letivo 2022/1 era esperado com ansiedade pela comunidade acadêmica.No Câmpus Jane Vanini, em Cáceres, o maior da Universidade, o clima entre os alunos é de alegria por voltar às aulas de modo presencial. A acadêmica Wanessa Araújo, da sexta fase de Direito, contou que estava muito feliz em voltar para a Universidade. “Estava muito ansiosa, e todos os colegas com quem conversei nesta manhã também estavam vivendo essa expectativa, afinal, mais da metade do meu curso eu fiz de forma remota, e não via o momento de voltar para a sala de aula e reencontrar os alunos”.Segundo ela, esses dois anos longe da Universidade, de forma presencial, foram muito difíceis. “Nós demoramos a entender o que estava acontecendo, demoramos a aceitar que esse período fosse tão longo, e a cada semestre tínhamos a esperança de poder retomar as aulas presenciais. Mas acho que esse período de afastamento também vai permitir que a gente valorize mais esses momentos, e nos faz voltar para a Universidade com mais determinação e mais vontade de aprender”, afirma Wanessa.
O sentimento de ansiedade também é compartilhado pela acadêmica Brenda Barros de Oliveira, que está na oitava fase de Direito. “Nossa, eu nem dormi direito nesses últimos dias de tanta ansiedade, vontade de voltar ao câmpus, de encontrar o colegas. Estou me sentindo como se hoje fosse meu primeiro dia de aula”, disse.
Mas esse período de pandemia também fez com que os alunos se organizassem de outras maneiras. “Eu aproveitei para antecipar algumas disciplinas de outros períodos, também nos movimentamos para organizar outros projetos dentro do curso de forma a integrar os dissentes. Eu mesmo estou na coordenação do projeto “Carpe Diem”, que visa realizar um acolhimento aos calouros, apresentar o curso, ajudar os alunos que são de foram a se adaptarem na cidade, encontrarem locais para ficar, enfim, tornar o curso mais humanizado”, explica Brenda. Para o acadêmico Paulo Cesar de Oliveira Pereira, da terceira fase de Educação Física, esse retorno das aulas é momento também de conhecer os colegas. Ele ingressou na Unemat durante a pandemia e, até o momento, ainda não conhecia presencialmente os colegas de turma ou os professores. Ele conta que as aulas remotas foram muito boas, mas que sentia falta da convivência na sala de aula. “Acredito que esse calor humano vai fazer a diferença, e dessa forma o processo de aprendizagem será ainda melhor”, afirmou.
Já o servidor terceirizado da Unemat, Eliano Francisco do Santos, também comemorava o retorno dos alunos ao câmpus. “Nossa, está sendo muito bom ver esse movimento. Aqui estava tudo silencioso, é muito bom interagir e perceber a alegria dos alunos”, disse.
O professor Cesar Davi Mendo, do curso de Direito, também estava ansioso com a volta presencial das aulas. “A expectativa é a melhor possível, temos visto que os alunos estão comparecendo em peso, e estão muito felizes em retomar a rotina de estudo na Universidade”.
Saiba mais
A volta às aulas presenciais na Universidade do Estado de Mato Grosso está ocorrendo de forma presencial em todos os curso de graduação, seja nos câmpus ou núcleos pedagógicos. Nesta primeira semana somente os acadêmicos veteranos estão em sala de aula, mas a partir da próxima semana (21) os ingressantes “calouros” também estão presentes nos espaços da Universidade.
Lygia Lima/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos