Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Igreja gasta € 1 mi para quitar dívida de padre na Alemanha

Dívidas de jogo de
sacerdote foram pagas com dinheiro de fundo destinado a vítimas de violência sexual. Católicos criticam decisão de arquidiocese de Colônia. A arquidiocese de Colônia, na Alemanha, gastou mais de 1 milhão de euros (pouco mais de 5 milhões de reais) para quitar as dívidas de jogo de um padre. Parte do dinheiro usado nesta transação foi retirado de um fundo de compensação destinado a vítimas de abuso sexual, que até agora disponibilizou para as indenizações um valor bem menor do que o das dívidas do sacerdote.
O escândalo foi revelado pelo jornal alemão Kölner Stadt-Anzeiger nesta sexta-feira (15/04) e chocou católicos da arquidiocese de Colônia.
De acordo com a reportagem, a diocese gastou inicialmente quase 500 mil euros para quitar a dívida em cinco parcelas depositadas aos credores entre junho de 2015 e junho de 2016. Como o valor não foi tributado corretamente, um valor de cerca de 650 mil euros foi cobrado em imposto de renda, incluindo juros pelo atraso.
O porta-voz do Conselho da Conferência Episcopal Alemã, Johassen Norpoth, que presta apoio às vítimas de violência sexual cometida por integrantes da Igreja Católica, criticou a arquidiocese, que ele acusou de ter sido bem menos generosa com as vítimas que deveriam receber o dinheiro do fundo como indenização.
De acordo com Norpoth, 60% das vítimas de abuso sexual cometido por padres e outros funcionários da igreja receberam menos de 20 mil euros de indenização. Ele disse ainda que o caso é vergonhoso e perturbador.
"Vítimas de abuso sexual, algumas sem uma renda segura como a de um padre, foram despachadas com uma quantia menor do que 2% do que a igreja está disposta a pagar para um padre em dificuldades financeiras", pontuou Norpoth ao Kölner Stadt-Anzeiger.
A porta-voz da iniciativa de reforma católica Maria 2.0, Maria Mesrian, também criticou a postura da arquidiocese e destacou que "valores ridículos" foram oferecidos às vítimas de abuso enquanto milhares de euros eram "desperdiçados" para honrar dívidas de jogo privadas de um padre.
A arquidiocese disse que aprendeu com os erros cometidos e que uma situação como essa não se repetirá mais. O atual episódio é mais um escândalo que envolve o arcebispo de Colônia, Rainer Maria Woelki, que assumiu essa posição em 2014, e supostamente teria herdado o problema de seu antecessor.
Woelki vem enfrentando críticas pela forma como lidou com as denuncias de abuso sexual em Colônia – a maior arquidiocese católica da Alemanha. O cardeal já oferece sua renúncia ao papa Francisco, que ainda não se posicionou.
CN (DW)CP
@caminhopolitico @cpweb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos