Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Parabéns Cuiabá pelos 303 anos! Essa é uma homenagem do Crea-MT

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), homenageia a Capital mato-grossense pelos 303 anos, por meio da Engenharia antiga, destacada pelos casarões e prédios antigos que marcaram o desenvolvimento econômico de Cuiabá ao longo dos anos.
A Engenharia tem uma grande parcela no crescimento da Capital desde a sua fundação. Os trabalhos desempenhados pelos profissionais do Sistema Confea/Crea, marcaram história na construção do município, e a cada dia vem contribuindo para o desenvolvimento da “querida Cuiabá”, cidade hospitaleira, calorosa e pujante.
Prédios e casarões históricos
O Edifício Maria Joaquina é o primeiro prédio residencial vertical de Cuiabá, com elevador. O prédio foi inaugurado conscientemente em 8 de abril de 1969, no aniversário da capital. E projetado pelo engenheiro Cássio Veiga de Sá. Possui 15 andares e 52 apartamentos. Hoje observa-se que o Edifício Maria Joaquina é uma forma antiga de se ocupar espaços verticais em Cuiabá.
Cine Teatro Cuiabá
Outra obra importante e conhecida na cidade é atual Cine Teatro Cuiabá. Foi construído em 1942, para atender a população que clamava por um lugar onde fossem realizadas manifestações artísticas e exibição de filmes. O prédio possui 1182 m² de área construída, incluindo teatro com plateia com capacidade de 515 pessoas. A sala imitava uma espécie de câmera fotográfica antiga.
O Palácio da instrução é outro exemplo de um edifício que anteriormente era uma escola. Contudo, foi construído em 1914 com o intuito de ser a principal referência da educação de Mato Grosso. Durante 57 anos cumpriu a função de educandário das escolas Normal, Pedro Celestino e Liceu Cuiabano. De pedra canga e cristal nos alicerces, a construção é típica da época e de estilo neoclássico. Atualmente funciona como museu e já recebeu até a Bienal de São Paulo.
Inaugurada em 1977 e reconhecida por arquitetos e engenheiros como uma das mais importantes obras de Capital, o Terminal Rodoviário de Cuiabá Engenheiro Cássio Veiga de Sá já foi usado como exemplo de estrutura de sucesso em várias outras rodoviárias no país.
Sesc Arsenal
O Ses Arsenal, como o próprio nome deduz, começou a ser construído em 1818, destinado a ser um estabelecimento militar para o conserto e fabricação de armas.
Foi ampliado e adaptado com tempo, com os varandões dos flancos construídos em 1848, nos moldes franco-lusitanos, inspiradas pelas construções oficiais do Rio de Janeiro.
Rodoviário de Cuiabá Engenheiro Cássio Veiga de Sá
É um dos melhores exemplos do estilo neoclássico na capital e de tombamento histórico. Mesmo revitalizado e adaptado para as necessidades de hoje (como restaurante e as salas utilizadas para aulas de dança, etc.), a fachada é praticamente original. Na entrada, há um canhão da época.
Em 1989 o Sesc adquiriu o prédio do Arsenal, mas suas atividades artísticas foram abertas ao público em 2002. Sem dúvidas, é um dos projetos de reocupação de espaços públicos de maior sucesso.
A capital
Em 8 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assinava a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. A história registra que os primeiros indícios de Bandeirantes paulistas na região, onde hoje fica a cidade, datam de 1673 e 1682, como a passagem do bandeirante Manoel de Campos Bicudo pela região. Ele fundou o primeiro povoado da região, no ponto onde o rio Coxipó deságua no rio Cuiabá, localidade batizada de São Gonçalo.
Em 1718, chegava ao local a bandeira do paulista de Sorocaba, Pascoal Moreira Cabral, que depois de uma batalha perdida para os índios coxiponés, viu-se compensado pela descoberta de ouro, passando a se dedicar ao garimpo.
A Cuiabá conta com população estimada em 618.124, densidade demográfica de 157,66 hab/km², está localizada no Centro Geodésico da América do Sul. Ao longo dos mais de 300 anos de fundação, o processo histórico de urbanização é extenso e complexo.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos