Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Projeto anula portaria da Saúde que corta verba para ressocialização de usuários de drogas

Proposta garante o financiamento da Rede de Atenção Psicossocial, que faz parte do Sistema Único de Saúde. O Projeto de Decreto Legislativo 66/22 anula os efeitos da Portaria 596/22, do Ministério da Saúde, que revogou, em 23 de março deste ano, o financiamento a programas ligados à reabilitação psicossocial de pessoas com transtorno mental e de usuários de crack, álcool e outras drogas. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.
Na prática, a portaria revoga o financiamento e incentivos financeiros voltados a estratégias de desinstitucionalização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O componente Estratégias de Desinstitucionalização da RAPS garante a pessoas com sofrimento ou transtorno mental, e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, ações voltadas à promoção da autonomia e da cidadania, buscando a sua progressiva inclusão social.
Autor do projeto, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) questiona o fato de o governo ter revogado o financiamento a essas ações sem prever um dispositivo substitutivo.
"Sabe-se que a execução da política de saúde é de competência do Poder Executivo, contudo, a sua execução deve respeitar as legislações vigentes e não pode extrapolar o devido limite legal”, destacou.
Ele lembra que a legislação vigente estabelece regras sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (Lei 10.216/01), como o direito ao melhor tratamento do sistema de saúde e o de ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis, entre outros.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e, depois, pelo Plenário.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra
Foto: Paulo Sergio
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos