Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Projeto anula portaria da Saúde que corta verba para ressocialização de usuários de drogas

Proposta garante o financiamento da Rede de Atenção Psicossocial, que faz parte do Sistema Único de Saúde. O Projeto de Decreto Legislativo 66/22 anula os efeitos da Portaria 596/22, do Ministério da Saúde, que revogou, em 23 de março deste ano, o financiamento a programas ligados à reabilitação psicossocial de pessoas com transtorno mental e de usuários de crack, álcool e outras drogas. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.
Na prática, a portaria revoga o financiamento e incentivos financeiros voltados a estratégias de desinstitucionalização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O componente Estratégias de Desinstitucionalização da RAPS garante a pessoas com sofrimento ou transtorno mental, e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, ações voltadas à promoção da autonomia e da cidadania, buscando a sua progressiva inclusão social.
Autor do projeto, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) questiona o fato de o governo ter revogado o financiamento a essas ações sem prever um dispositivo substitutivo.
"Sabe-se que a execução da política de saúde é de competência do Poder Executivo, contudo, a sua execução deve respeitar as legislações vigentes e não pode extrapolar o devido limite legal”, destacou.
Ele lembra que a legislação vigente estabelece regras sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (Lei 10.216/01), como o direito ao melhor tratamento do sistema de saúde e o de ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis, entre outros.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e, depois, pelo Plenário.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra
Foto: Paulo Sergio
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos