Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Nova edição da plataforma do ICV mapeia as brigadas de prevenção aos incêndios florestais em MT e auxilia nas estratégias de combate ao fogo

Esta é a 2ª edição do Mapeamento, o que faz com que seja possível pela primeira vez fazer um comparativo com as informações coletadas no ano anterior. Cuiabá, MT - De 1 de janeiro a 30 de junho de 2022, o número de focos de calor em Mato Grosso foi 23% maior do que o mesmo período do ano anterior. Os números são do Inpe e indicam a possibilidade de um período de seca com risco elevado para grandes incêndios. Com o intuito de contribuir com a implementação de melhores estratégias de prevenção e combate a essas ocorrências, o Instituto Centro de Vida (ICV) lança hoje a 2ª edição do Mapeamento das Brigadas no estado.
A plataforma apresenta o número de brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Elas podem ser municipais, estaduais, federais, comunitárias ou particulares, por exemplo. Cada uma possui as suas características e políticas próprias, mas têm a mesma finalidade: a prevenção e o combate ao fogo em Mato Grosso.
Conforme explicou o analista em Gestão Ambiental do ICV, Marcondes Coelho, a plataforma também relata sobre o cenário atual dos incêndios florestais em Mato Grosso. A informação auxilia na organização dos grupos para a tomada de decisões durante a temporada mais crítica do ano, a seca.
“Ao longo da plataforma são disponibilizadas informações das brigadas, do contexto das políticas públicas relacionadas ao tema e uma breve explicação sobre como foram coletados os dados. As informações podem ser baixadas em formato de planilha, o que permite a manipulação dos dados por gestores públicos e tomadores de decisão”, disse.
Esta é a 2ª edição do Mapeamento, o que faz com que seja possível pela primeira vez fazer um comparativo com as informações coletadas no ano anterior. A análise identificou, por exemplo, o aumento de 13 brigadas e unidades do Corpo de Bombeiros. O número total é 127.
Ainda assim, 100 dos 141 municípios de Mato Grosso não possuem unidades permanentes de prevenção, como é o caso dos dois municípios de registraram maior número de focos de calor de janeiro deste ano até o momento, Feliz Natal e Nova Ubiratã. Os municípios contam com brigadas temporárias, que buscam contornar o problema das queimadas durante a seca.
“O mapeamento foi elaborado a partir da consulta à documentos públicos e de entrevistas com atores-chave sobre o assunto no estado de Mato Grosso. O Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais de 2022 e o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e os Incêndios Florestais foram alguns dos documentos oficiais analisados”.
As informações também foram apuradas junto ao Comitê Estadual do Fogo, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos