Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Nova edição da plataforma do ICV mapeia as brigadas de prevenção aos incêndios florestais em MT e auxilia nas estratégias de combate ao fogo

Esta é a 2ª edição do Mapeamento, o que faz com que seja possível pela primeira vez fazer um comparativo com as informações coletadas no ano anterior. Cuiabá, MT - De 1 de janeiro a 30 de junho de 2022, o número de focos de calor em Mato Grosso foi 23% maior do que o mesmo período do ano anterior. Os números são do Inpe e indicam a possibilidade de um período de seca com risco elevado para grandes incêndios. Com o intuito de contribuir com a implementação de melhores estratégias de prevenção e combate a essas ocorrências, o Instituto Centro de Vida (ICV) lança hoje a 2ª edição do Mapeamento das Brigadas no estado.
A plataforma apresenta o número de brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Elas podem ser municipais, estaduais, federais, comunitárias ou particulares, por exemplo. Cada uma possui as suas características e políticas próprias, mas têm a mesma finalidade: a prevenção e o combate ao fogo em Mato Grosso.
Conforme explicou o analista em Gestão Ambiental do ICV, Marcondes Coelho, a plataforma também relata sobre o cenário atual dos incêndios florestais em Mato Grosso. A informação auxilia na organização dos grupos para a tomada de decisões durante a temporada mais crítica do ano, a seca.
“Ao longo da plataforma são disponibilizadas informações das brigadas, do contexto das políticas públicas relacionadas ao tema e uma breve explicação sobre como foram coletados os dados. As informações podem ser baixadas em formato de planilha, o que permite a manipulação dos dados por gestores públicos e tomadores de decisão”, disse.
Esta é a 2ª edição do Mapeamento, o que faz com que seja possível pela primeira vez fazer um comparativo com as informações coletadas no ano anterior. A análise identificou, por exemplo, o aumento de 13 brigadas e unidades do Corpo de Bombeiros. O número total é 127.
Ainda assim, 100 dos 141 municípios de Mato Grosso não possuem unidades permanentes de prevenção, como é o caso dos dois municípios de registraram maior número de focos de calor de janeiro deste ano até o momento, Feliz Natal e Nova Ubiratã. Os municípios contam com brigadas temporárias, que buscam contornar o problema das queimadas durante a seca.
“O mapeamento foi elaborado a partir da consulta à documentos públicos e de entrevistas com atores-chave sobre o assunto no estado de Mato Grosso. O Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais de 2022 e o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e os Incêndios Florestais foram alguns dos documentos oficiais analisados”.
As informações também foram apuradas junto ao Comitê Estadual do Fogo, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos