Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

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terça-feira, 6 de setembro de 2022

O VAGÃO DA DISCÓRDIA ENGEVIX: Emanuel aponta ligação de pai de Fabinho com consórcio do BRT

Robério Borges Garcia, o Berinho, é amigo pessoal do governador e pai de Fábio Garcia (UB). Ele é dono da Engeglobal, sócia da Nova Engevix. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) denunciou, nesta segunda-feira (05), que a empresa Nova Engevix – que assumiu o contrato para construir na capital o famigerado BRT, objeto de desejo da gestão do atual governador, Mauro Mendes (UB) – está intrinsecamente ligada a uma rede de amigos muito próximos do gestor estadual. 
O possível conluio entre amigos de Mauro tem no epicentro da denúncia o nome de Fernando Robério Borges Garcia, o Berinho, que é amigo pessoal do governador e pai do candidato a deputado federal pelo UB, Fabio Garcia (UB), único nome em busca da Câmara Federal que tem ganho campanha aberta e exclusiva de Mendes
Robério é dono da Engeglobal e sócio da empresa Nova Engevix , que após uma batalha jurídica envolvendo Tribunal de Contas do Estado – TCE, Tribunal de Contas da União – TCU e Supremo Tribunal Federal – STF recebeu ordem de serviço para iniciar o BRT de R$ 468 milhões, nos últimos dias.
O próprio governador já confirmou que mais R$ 200 milhões, no mínimo, serão aplicados para a compra de equipamentos para o BRT, elevando o custo do projeto para quase R$ 670 milhões. O grande questionamento, que fez o BRT causar tanta polêmica, é o fato dele substituir e enterrar o VLT.
Diferente dos tradicionais ônibus do BRT, o VLT foi um ousado projeto trazido para Mato Grosso, pensando na Copa de 2014, que incluía uma proposta de transporte moderno, seguro e que evoluiria consideravelmente a paisagem urbana de Várzea Grande e Cuiabá. Oito anos depois, a obra foi definitivamente abandonada por Mauro, que entendeu ser mais vantajoso ignorar o investimento de R$ 1,2 bilhão já feito do que finalizar o serviço, que já ganhou as ruas das duas cidades com vários quilômetros de trilhos.
Denúncias de Emanuel
Para o prefeito de Cuiabá, que ainda citou a quitação, por parte do Governo do Estado, do financiamento de R$ 560 milhões junto à Caixa Econômica Federal – CEF, para se ver livre do VLT, a história cheira mal. “São evidências fortíssimas de corrupção. Esta denúncia se confirmada será o grande escândalo da política mato-grossense. E evidencia a força tarefa do governador Mauro Mendes para deixar apodrecer milhões em trilhos e vagões, ao invés de concluir o maior sonho dos cuiabanos e varzeagrandenses” diz Emanuel.
O prefeito enfatizou que recorrerá aos meios cíveis e criminais para solicitar apuração profunda dos fatos. “Vamos buscar os meios cíveis e criminais. Vamos provocar MP, TCE, justiça estadual e federal, TCU e os demais órgãos de controle que o caso requer. No mínimo isso tem que ter uma investigação séria e profunda”, ressaltou.
Pinheiro ainda enfatizou o dano que o crime de improbidade administrativa pode trazer à população e a importância da Assembleia Legislativa abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso. “Os indícios de improbidade administrativa e de crime são fortíssimos. Quase que irrefutáveis e a AL precisa apurar com abertura de CPI” endossou Emanuel.
Outra situação apontada pelo prefeito é que as duas únicas empresas participantes da licitação do BRT são consorciadas em outros estados para execução de outras obras. Segundo ele, a Nova Lei de Licitações e Contratos (14.133), em 1º de abril de 2021, diz que não podem concorrer entre si empresas do mesmo grupo econômico, estabelecendo assim um novo marco legal das contratações públicas.
O novo regramento inclusive embasou decisão do TCE determinando que o Governo do Estado anulasse contrato com o Consórcio Rio Verde para administração das unidades do Ganha Tempo, em Mato Grosso.
Ponta do iceberg
O prefeito ainda declarou que esta “é só a ponta do iceberg no mar de corrupção em que se encontra o Governo de Mauro Mendes”. Ele afirmou que é “prática de Mendes não gerir o Estado pensando no bem-estar do povo, mas pensando em beneficiar amigos e familiares”.
Pinheiro confirmou também que o governador já foi denunciado em outras irregularidades envolvendo o próprio filho, o jovem empresário Luis Antonio Taveira Mendes, amplamente divulgado pela imprensa há algum tempo atrás.
O filho do governador tem sociedade na empresa Zopone Engenharia e Construção, empresa vencedora de licitação junto ao Governo do Estado, de quase R$ 50 milhões, para a execução de pavimentação asfáltica de 44 quilômetros da rodovia MT-140.
Outro lado
O Minuto MT entrou em contato com o email jornalismo@mauromendes.com.br, mas não obteve retorno com um posicionamento do governador e candidato à reeleição sobre o assunto. O espaço segue aberto.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

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