Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 28 de janeiro de 2024

ÓLEOS ESSENCIAIS: Emenda de Botelho incentiva comunidade rural a produzir Melaleuca

Além do cultivo da Melaleuca, também oferece cursos para a manipulação de produtos de limpeza e de cosméticos. Parceria de Botelho com IFMT e Empaer leva esperança às famílias rurais
Moradores da comunidade Ecovila Amor de Cristo, zona rural de Cuiabá, estão esperançosos com a inserção deles no projeto Óleos Essenciais, fruto da parceria do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer, e do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT.
Botelho destinou emenda de R$ 250 mil para ajudar na execução do projeto ‘Desenvolvimento de novos produtos e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social na cadeia produtiva de Plantas Medicinais, Aromáticas, Condimentares e seus produtos’.
Neste sábado (27), o deputado esteve na Ecovila Amor de Cristo, junto com os membros do IFMT e Empaer, para entregar 500 mudas de Melaleuca, calcário, adubo e kit de irrigação, para cada família da Ecovila, onde o trabalho de Botelho está melhorando, significativamente, a vida dessas 30 famílias que participam do projeto. Antes, o deputado ajudou a consolidar energia elétrica e água potável, com a perfuração de um poço artesiano.
Botelho, que é oriundo da Agricultura Familiar, garantiu mais parcerias para alavancar a região. “É uma parceria que está dando certo com a Empaer e IFMT, muito importante e queremos continuar, inclusive, em outras áreas. Pra isso que falo que servem as emendas parlamentares, para esses projetos que o governo, na sua grandiosidade não vê a importância, mas as emendas vêm atender esses projetos. Aqui tinha várias pessoas morando que não tinham nenhuma atividade para desenvolver. Através da emenda estamos criando uma cultura para eles, criando condições para produzirem gerando riquezas para eles e para o estado. Essa é a minha defesa sobre às funções das emendas parlamentares. Daqui um ano vamos vir aqui colher, mostrar que realmente dá resultado”, afirmou Botelho.
Antônio Eustáquio Vasconcelos, presidente da Ecovila Amor e Cristo, destacou a importância do projeto. “Aqui não tinha nada. Mas, o deputado Botelho nos abraçou! Nos ajudou com a perfuração de um poço artesiano, antes precisavamos trazer água da cidade, ajudou com energia elétrica e, agora, nos presenteia com o projeto de Óleos Essenciais. Assim, a vida vai melhorando e estamos empolgados para iniciar o plantio dessas mudas de melaleucas”, disse Vasconcelos.
Projeto estimula empreendedorismo
Essa é a 3ª etapa do projeto, que já beneficiou 30 mulheres da comunidade Contorno Leste Brasil 21, através do curso para a manipulação de produtos de higiene pessoal e de limpeza. A ideia é incentivar o empreendedorismo sustentável. A melaleuca tem propriedades antifúngicas e antibactericidas. A primeira extração ocorre um ano após o plantio e depois a cada seis meses.
Durante a entrega das mudas, Jairo Luiz Medeiros Aquino Júnior, professor de Química e diretor-geral do campus do IFMT Cuiabá/Bela Vista, disse que objetivo é orientar sobre o plantio, a colheita, a extração e comercialização dos óleos essenciais. “Para que o pequeno produtor possa se beneficiar. E o deputado Botelho tem sido fundamental ao dar condições de o projeto sair do papel e chegar às comunidades”, reconheceu o professor.
Também professor do instituto, Dorival Pereira Borges da Costa, coordena o projeto Óleos Essenciais. “Nosso objetivo é organizar as famílias em associação, obter a licença e garantir a renda delas. Porque às vezes capacita, mas não dá condições de trabalho. Então, a emenda do deputado Botelho permitiu a capacitação e geração de renda às mulheres, que começa desde o plantio até a produção a partir dos óleos essenciais. Isso é uma felicidade para todos!”, analisou o coordenador.
A química Lisandra de Abreu Nery, professora do IFMT Cuiabá/Bela Vista, disse que que a melaleuca é muito versátil, e por isso se tornou o princípio ativo dos produtos cosméticos. No curso também aprendem a preparar detergente, sabão líquido, creme dental e sabão em barra. “São produtos que podem utilizar na economia doméstica ou vender, agregando valor e renda à sua família”.
Representando a Empaer, Lucas Esteves da Silva Freire disse que a entidade está otimista com a grandeza do projeto. “A Empaer trabalha com essas parcerias, com interesse no desenvolvimento do agricutor familiar. Mas, para alcançar o objetivo é preciso de apoio técnico e de investimento, como é o caso aqui onde o deputado Botelho apoia o projeto do IFMT e a Empaer tem um prazer muito grande de ajudar. Estaremos presentes para ajudar na extensão rural”.
Mulheres reascendem as esperanças através do conhecimento
O curso já reflete no orçamento familiar de Karina Arruda, 27 anos, que ficou sabendo sobre o projeto Óleos Essenciais, no 1º Encontro da Mulher Rural, realizado pelo deputado Botelho, em setembro do ano passado. Karina não perdeu tempo. E já está produzindo água sanitária, sabão em barra e líquido para o consumo de casa. “Aprendemos muito. Agregar renda e conhecimento melhora as condições da família. É importante o deputado nos dar essa oportunidade. Já consegui uma ótima economia com esses produtos que preparo”.Cleonice Souza Silva recebeu as mudas diretamente das mãos do deputado Botelho. Empolgada, já sonha com a colheita. “A partir de hoje vou começar a plantar e daqui há um ano será uma nova renda para mim e minha família. Agradecemos o deputado Botelho por nos ajudar com mais esse projeto, já nos deu um poço, que permite esse plantio. É uma nova etapa à nossa comunidade”.
Com cinco filhos, a trabalhadora rural Tatiane Silva Fragosa, faz parte do projeto e está anciosa para o plantio na sua chácara na Comunidade Monte Sinai 1. Ela já fez o curso de capacitação e quer empreender.“O curso de óleos está sendo muito bom porque quero evoluir mais através do plantio da melaleuca. Quero fazer sabonetes, sabão e outros produtos de limpeza. E, isso está sendo possível numa ação com a minha família, graças ao apoio do deputado Botelho”, reconheceu Fragosa.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos