GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

sexta-feira, 22 de março de 2024

TERAPIA: Botelho assegura apoio para transporte de alunos à equoterapia

No Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, anunciou emenda para a aquisição de um veículo para o transporte de alunos, da rede pública, até a Equoterapia Rancho Dourado, em Cuiabá, onde 180 alunos recebem toda assistência necessária para o desenvolvimento psíquico e motor.
Botelho esteve no Racho Dourado, nesta quinta-feira (21), onde pode acompanhar o trabalho de equoterapia feito de acordo com as necessidades de cada praticante.
“Há 28 anos começamos esse trabalho ajudando as pessoas a se desenvolverem, alguns com síndrome down, TDAH [transtorno do déficit de atenção com hiperatividade [TDAH], paralisia cerebral, autismo, depressão, AVC [Acidente Vascular Cerebral], Alzheimer, dentre outras condições. O Instituto Racho Dourado foi fundado em 2000 e temos capacidade para ampliar o atendimento até mil praticantes. Mas, para isso, precisamos do apoio do poder público. Ficamos felizes com a sensibilidade do deputado Botelho, que nos garantiu o apoio para o transporte dos praticantes”, comemorou Ana Julieta Pompeu de Barros, fundadora da Ecoterapia Rancho Dourado.
Atualmente 180 praticantes de famílias menos favorecidas recebem a assistência, por meio de convênios com a Secretaria Estadual de Educação – Seduc/MT e Senar Mato Grosso. Dentre os critérios: estar matriculado na rede pública e indicação médica. Para isso, a equipe é formada por 12 profissionais: fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico, terapeuta ocupacional, pedagogo e equitador. A sessão dura 30 minutos, nos dois turnos matutino e vespertino.
Ana Julieta informou que as limitações financeiras dificultam a ampliação de vagas, mesmo diante da grande demanda. Pelo menos 400 pessoas estão na fila de espera. “Recebemos pedidos diários de diversas instituições, como abrigo dos idosos e APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais]. A equoterapia não tem idade”, acrescentou Ana Julieta, que quer lançar o nome do projeto: Sonho Dourado, Gratidão em Servir!“Fiz o compromisso de trabalhar uma emenda para comprar um veículo, que possa transportar mais crianças, utilizar e ampliar mais os atendimentos para que cheguem a mais pessoas. É um trabalho de amor, de carinho, sobretudo, por esse trabalho que fazem para que as crianças saiam melhores”, destacou Botelho.
Luiz Fernando Gonçalves da Silva, coordenador do Instituto Rancho Dourado, reforçou a necessidade do apoio para que o projeto seja ampliado.
“Hoje o nosso projeto tem uma demanda reprimida para atender várias instituições, que somam mais de 300 crianças na lista de espera. Qual é a maior dificuldade? Hoje existem alguns convênios que não abarcam esse tipo de praticante. Então, precisamos de recurso e de transporte, e a grande maioria dos familiares não tem condições de fazer esse custeio”, explicou o coordenador.
Maria Eliza Arruda, fisioterapeuta, disse que além do desenvolvimento de cada praticante, a equoterapia faz bem aos envolvidos. “É maravilhoso porque eu costumo falar que nós viemos tratar e sermos tratados. Trabalhamos de forma lúdica, temos uma equipe completa para fazer esse atendimento. A cada vinda do ônibus atendemos de 25 a 30 crianças por período. Melhora o comportamento, as atividades, interação social, trabalho em equipe e em grupo. Além do ganho, eles ficam encantados. Nós costumamos trabalhar com esse ambiente maravilhoso. Nós pintamos os cavalos, e os alunos dão banho ao finalizar o atendimento”.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos