Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 28 de maio de 2024

Defensoria participa da implantação da Central de Regulação que visa acabar com superlotação do Sistema Penitenciário de MT

Na tarde desta segunda-feira (27), a Defensoria Pública (DPMT) participou da reunião de implementação da Central de Regulação de Vagas e do Comitê de Políticas Penais, na sala da Presidência do Tribunal de Justiça (TJMT), em Cuiabá. Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o projeto-piloto visa evitar a superlotação e reformular a gestão prisional.
O defensor público André Rossignolo, que atua no Núcleo de Execução Penal (Nep), representou a DPMT no evento.“Esse comitê vai tratar de políticas do Sistema Penitenciário em que existirão, doravante, medidas uniformes do Estado, que servirão de parâmetro para que aquilo que o Estado quer implantar seja efetivamente implantado. Vai ser um marco”, afirmou.
Para o defensor, a primeira medida que deve ser implementada pelo comitê é acabar com a superlotação dos presídios de Mato Grosso.“Isso já seria um grande avanço. Vivemos décadas de superlotação nos presídios, com o dobro de presos pelo número de vagas. Com a central de regulação, existiria a determinação de que só seja preso o número de pessoas que o Estado comporta”, sustentou.
O juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Luís Geraldo Lanfredi, também participou da reunião.
“A superlotação não é uma coisa normal. É a constatação de que o Estado falhou. Temos que fundar a nova Execução Penal e essa não é uma tarefa que se realiza sozinho. Por isso, existe o comitê”, pontuou.
Dentre as medidas discutidas pelo grupo, estão a reformulação das medidas socioeducativas, evitando que o menor infrator retorne ao Sistema Prisional no futuro, a redução do uso de tornozeleiras eletrônicas, e a aplicação de penas alternativas à prisão.“Avançamos muito em Mato Grosso em relação ao Sistema Prisional e ao Socioeducativo. Saímos do horrível para o ruim. Temos uma longa e árdua jornada ainda a ser percorrida”, ressaltou o desembargador Orlando Perri.
Segundo o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlo Gonçalves, que participou do encontro, atualmente há 12.700 presos em Mato Grosso, um aumento de 10,5% entre janeiro de 2023 e janeiro deste ano.
“Mais do que duplicamos o número de vagas nos últimos quatro anos. Temos a previsão de aumentar mais de duas mil vagas. Serão construídas cinco novas unidades prisionais femininas”, revelou Perri.
O desembargador defendeu investimentos na chamada “primeira criminalidade” – o Sistema Socioeducativo.“É muito mais caro atuar na repressão do que na prevenção. Temos que fazer um acompanhamento desse adolescente pari passu, com a família”, disse.
Recentemente, o Governo do Estado encaminhou um protocolo à Secretaria de Administração Penitenciária (Saap), autorizando que detentos tenham ar-condicionado em suas celas.
“Vamos colocar ar-condicionado e piscinas na Penitenciária Central do Estado (PCE). O governador já autorizou. O preso vai ter que merecer lá dentro, vai ter um sistema de meritocracia”, explicou o desembargador.
Outro projeto previsto é a criação do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para garantir atendimento humanizado aos adolescentes em conflito com a lei.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos