Rosário Oeste é reconhecido como celeiro de campeões desses esportes, conquistando cinturões na Copa Brasil 2023 e no Brasileiro deste ano, nas categorias masculino e feminino. Atletas do município de Rosário Oeste são beneficiados com a aquisição de materiais esportivos que darão suporte à prática do MMA e Muay Thai no projeto Social Impacto Jovem, onde são atendidas 100 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, por meio de recurso do Governo do Estado de Mato Grosso, empenhado pelo projeto social “Materiais Esportivos-Rosário Oeste”, desenvolvido pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação em rede com o Instituto Atitude Impacto Jovem.
Rosário Oeste (a 104 km de Cuiabá) é reconhecido como celeiro de campeões desses esportes, conquistando cinturões na Copa Brasil 2023 e no Brasileiro deste ano, nas categorias masculino e feminino.
Este projeto tem o objetivo de inclusão social, uma vez que incentiva à Educação, trazendo disciplina, tirando da situação de vulnerabilidade social das ruas: violência, drogas lícitas e ilícitas. “Fazendo, assim, um trabalho de prevenção à criminalidade”, destaca o professor Salvador Domingos dos Anjos, que também é atleta e idealizador do Impacto Jovem em Mato Grosso.
Para participar das aulas gratuitas no Instituto Atitude Impacto (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Familiar), os alunos devem estar matriculados em escola pública e se enquadrar em situação de vulnerabilidades social. A seleção dos alunos ocorre em concordância com a direção das escolas públicas.
Ou seja, além do esporte individual das lutas de MMA e Muay Thai, o Impacto Jovem propõe a melhoria no desemprenho e na frequência escolar dos alunos com atividades recreativas, palestras, artesanato e o Futsal, sendo todas ministradas em horários diversos às atividades escolares, em turmas de até 25 alunos, classificados por faixa etária.
Por lá eles são incentivados a serem cordiais, dinâmicos, na busca de serem vencedores em seus desafios e metas, principalmente em se tratando do estudo como forma de crescimento individual, proporcionando, assim, uma melhor e mais saudável convivência.
É importante destacar o papel social que o esporte desempenha no desenvolvimento integral das pessoas, do indivíduo. Com o olhar pedagógico, a prática do esporte envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas. O esporte promove a socialização e o compartilhamento de valores.
CAMPEONATOS
O poder e a repercussão do esporte são demostrados com a oportunidade de participar de campeonatos, como os irmãos Kauê Almeida dos Anjos, conhecido como o “Demolidor”, de 18 anos, e a Kauanny Almeida dos Anjos, a “Demolidora”, com apenas 16 anos de idade.
E já tem campeonato de MMA previsto para o mês de agosto, dia 07, às 19h, no Ginásio de Esporte Dom Aquino, em Cuiabá. Os irmãos “demolidores” estarão presentes representando o Brasil no “Desafio Internacional de MMA”, entre Venezuela e Angola. Neste dia, Kauanny, que é do Muay Thai, estreia no MMA, na categoria 57kg, contra uma atleta do Tocantins.
Já Kauê, na categoria 70kg, disputará contra um africano. Além dos irmãos, tem o lutador do projeto, Ralf Killer, de 26 anos, que disputará o cinturão na categoria 66kg, contra a Venezuela.
Será um desafio de campeões, com uma média de 25 combates, contendo atletas, tanto de Mato Grosso, como Tocantins, São Paulo e Pará, na disputa contra os países Venezuela e Angola.
A aquisição dos equipamentos faz parte do projeto social Materiais Esportivos-Rosário Oeste, que recebeu recursos de emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Lúdio Cabral, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e realização em rede com o Instituto INCA.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário