Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 24 de maio de 2024

NO ALTO CAPARAÓ-MG: 1º Brasileiro de Trilha e Montanha reúne 50 atletas em Alto Caparaó, Minas

O campeonato reunirá 50 atletas, nesta sexta e sábado (24 e 25/5), na divisa de Espírito Santo e Minas Gerais, região que tem a maior concentração de picos acima de 2.500 metros no Brasil, incluindo o Pico da Bandeira, e famosa por plantar um dos cafés mais premiados do País. A primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Trilha e Montanha, que será realizada nesta sexta-feira e sábado (24 e 25/5), no município de Alto Caparaó, Minas Gerais, recebeu a inscrição de 50 atletas nas provas de Quilômetro Vertical, Trilha Longa, Trilha Curta e Clássica. O objetivo é difundir e desenvolver a pratica dessas provas do atletismo no Brasil.
Letícia Saltori, que é atleta de corrida de rua, tem uma escola para ensinar trilha e montanha em Curitiba, no Panará, e é praticante de trilha e montanha vai competir nos 50 km (Short Trail). Estará acompanhada de seu marido e treinador Marco Aurélio Piazza. "Eu corri os 25 km em Caparaó no ano passado, conheço o lugar, o Pico da Bandeira... É lindo, peculiar pelo plantio de café. Sempre tem degustação de cafés, muito legal", afirmou Letícia. Uma das dificuldades que os atletas vão encontrar é o terreno rochoso do percurso. "É uma característica dessa região de Minas ter muitas pedras no piso, bem próximo ao topo", comenta.
A atleta está feliz pela realização do Brasileiro. "É inédito e vai abrir portas para mais atletas, para o crescimento dessas provas. Este é um mercado que pode crescer, que já tem vários corredores que eram das corridas de rua e de pista e foram para a montanha. Também é um movimento importante para o turismo porque são provas que têm conexão com a natureza", opina Letícia, de 36 anos, que tem 5 horas como seu melhor tempo para os 42 km e 6:10 para os 55 km.
O Brasileiro será dirigido e organizado pela CBAt em parceria com a Federação Mineira de Atletismo (FMA) e apoio do Comitê Organizador Local que tem a experiência da Caparaó Trail. A Federação atuará com o seu quadro de arbitragem. Será realizada de acordo com a Regra 57 da World Athletics e a Norma 15 da CBAt. As distâncias e faixas etárias estão definidas em regulamento.
O Congresso Técnico será realizado no dia 24 de maio no Caparaó Village (Parque Nacional do Caparaó), com a seguinte programação: 10 horas - Quilômetro Vertical, 10:30 - Clássica e Clássica Junior e 11 horas - Trilha Curta e Trilha Longa.
Distante 347 km do aeroporto de Belo Horizonte, a região do Caparaó, na divisa de Espírito Santo e Minas Gerais, tem a maior concentração de picos acima de 2.500 metros em território nacional, protegidos pelo Parque Nacional do Caparaó, incluindo o Pico da Bandeira (2.992 m), o mais alto acessível do Brasil. Além das lindas montanhas, tem mais de 40 cachoeiras de águas cristalinas e a biodiversidade de sua flora e fauna. Caparaó é também reconhecida como a região de café mais premiada do Brasil.
Saiba mais sobre o Alto do Caparaó neste vídeo
Programa
24/5 - Quilômetro Vertical (VK), largada às 14 horas na Fazenda Café Ninho da Águia e chegada no Parque Nacional do Caparaó (Acampamento Tronqueira) - tempo limite: 2 horas; Trilha Longa - largada às 20 horas no Portal da Lua (transfer e jantar oferecidos pela organização) e
chegada na Arena UTC - tempo Limite: 22 horas.
25/5 - Trilha Curta - largada às 4 horas e chegada na Arena UTC (café da manhã oferecido pela
organização) - tempo limite: 16 horas; e Clássica - largada às 15 horas e chegada na Arena UTC - tempo limite: 3 horas e Clássica Sub-20 - largada às 15 horas e chegada na Arena UTC - tempo limite: 2 horas.
A organização do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Trilha e Montanha é da CBAt em parceria com a Federação Mineira de Atletismo (FMA).
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos