Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 7 de junho de 2024

EM NITERÓI: Vinícius de Brito mira ouro e vaga na seleção no Brasileiro Sub-20

O barreirista Vinícius de Brito (Acarisul-SC) é um dos destaques do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo. A expectativa do atleta de 18 anos é brigar pelo ouro nos 110 m com barreiras e pela vaga para ir ao Sul-Americano de Lima, no Peru, em julho.
A competição será realizada de sexta-feira a domingo (7 a 9/6) na nova pista da Universidade Federal Fluminense (UFF), reformada pela Prefeitura de Niterói, localizada no campus de Gragoatá, que recebeu o nome de Complexo de Atletismo Aída dos Santos, em homenagem a atleta de Niterói quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, no salto em altura. "Minha expectativa é grande, estou fazendo bons treinos e fiz o índice para o Mundial de Lima, que será em agosto. Vou competir nos 110 m com barreiras e quero ganhar a prova para ir ao Campeonato Sul-Americano, também em Lima. O foco é total nos 110 m com barreiras por estar melhor no Ranking Mundial", afirmou Vinícius de Brito, que corre também os 400 m com barreiras - em 2023 foi campeão brasileiro e sul-americano na distância.
Vinícius mudou nesta temporada para a cidade de Bragança Paulista para treinar no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o treinador Dino de Aguiar Cintra Filho. Continua na Acarisul e tem ajuda da Fundação Municipal de Desportos (FMD), da Prefeitura de Rio do Sul, Santa Catarina.
Correu 14.12 (0.2) nos 110 m com barreiras, no dia 17 de fevereiro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, índice para o Mundial Sub-20 de Lima. O índice estabelecido para a prova pela World Atlhetics é 14.20 (0.991 m). No dia 3 de março completou 18 anos e dez dias depois, em 16 de março, na pista Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo, fez 13.67 (0.0), sua melhor marca pessoal e de novo índice para o Mundial.
Já ficou conhecida a história de Vinícius de Brito, que foi ao Estádio Municipal Alfredo João Krieck, de Rio do Sul, aos 12 anos, para jogar futsal, mas entrou na sala errada e pediu para treinar. Começou a correr, achava que era atividade física, mas descobriu quase um mês depois, quando perguntou ao treinador Jeferson Bagatoli quando teria treino com bola, que não estava no futebol, mas no atletismo.
O "erro" na escolha da modalidade virou brincadeira, mas os resultados no atletismo foram ficando cada vez mais sérios. Em 2023, Vinícius foi bicampeão brasileiro sub-18 nos 110 m com barreiras. Também foi campeão brasileiro e sul-americano Sub-20 nos 400 m com barreiras, com 51.98, o seu recorde pessoal. No 1º Ibero-Americano Sub-18, em Lima, levou o ouro nos 110 m com barreiras e a prata nos 400 m com barreiras. Nos Jogos da Juventude, competição do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em Ribeirão Preto, bateu o recorde sul-americano Sub-18 nos 110 m com barreiras, com 13.20.
Vinícius foi protagonista de um dos momentos mais emocionantes do último Brasileiro Sub-18, em Aracaju (SE), em agosto de 2023. Levou ao pódio a foto do pai Gelson de Brito, falecido, uma homenagem de quem chegou à seleção brasileira reverenciando a memória do pai.
Lembra que em 2021 disputou as Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (OLESC), se qualificou para os Jogos da Juventude e tudo começou a dar certo. No Brasileiro Sub-16 em Timbó (SC) foi ouro no pentatlo (2.622 pontos) e nos 100 m com barreiras (14.11). Em 2022, no Brasileiro Sub-18, em Bragança Paulista (SP), foi campeão nos 110 m com barreiras (14.61) e nos 400 m com barreiras (54.07). As barreiras mudam de altura conforme a categoria.
O Brasileiro Sub-20 será transmitido ao vivo pelo Canal Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As disputas terão início às 8:20 de sexta-feira (7/6) com os 100 m do decatlo e terminam no domingo, após a final por tempo dos 3.000 m com obstáculos masculino, às 16:20.
O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos