Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 23 de novembro de 2025

Bolsonaro diz ter aplicado "ferro de solda" em tornozeleira

Policiais penais foram à casa do ex-presidente durante a madrugada após receber alerta de avaria no equipamento. Ação motivou prisão preventiva. Relatório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) divulgado neste sábado (22/11) aponta que a tornozeleira eletrônica usada por Jair Bolsonaro tinha "marcas de queimadura em toda a sua circunferência". Segundo o documento, o ex-presidente admitiu ter usado "ferro de solda" no equipamento.
A tentativa de violar a tornozeleira eletrônica foi um dos motivos citados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para pedir a prisão preventiva em regime fechado do ex-presidente.
Em sua decisão, o ministro afirma que foi comunicado pelo Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal que houve uma tentativa de rompimento do equipamento às 0h08min deste sábado. "A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga", diz o texto.
Após receber alerta da interferência no equipamento, policiais penais foram à residência de Bolsonaro e analisaram o equipamento. Os agentes constaram avarias causadas por uma fonte de calor, o que diferia da informação inicial alegada de que o dispositivo havia sido danificado após choque em uma escada.
"Após autorizada a entrada no recinto buscamos um espaço com boa iluminação e energia elétrica, disponível já na sala principal da edificação. Diferente do que havia sido informado inicialmente, a tornozeleira não apresentava sinais de choque em escada", diz o relatório da Seape assinado por Rita Gaio, do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica.
"O equipamento possuía sinais claros e importantes de avaria. Havia marcas de queimadura em toda sua circunferência, no local de encaixe/fechamento do case. No momento da análise o monitorado foi questionado acerca do instrumento utilizado", continua o relatório.
Bolsonaro diz que aplicou "ferro de solda" na tornozeleira
A análise foi documentada em um vídeo divulgado junto ao relatório. Na gravação, Bolsonaro é questionado por uma oficial sobre a situação do dispositivo. "O senhor usou alguma coisa para queimar isso aqui?", pergunta. Ele responde: "Eu meti ferro quente aí. Curiosidade".
Questionado que tipo de material teria empregado, ele admite ter usado "ferro de solda" na tornozeleira, mas que não tentou violar a pulseira que prende o equipamento ao tornozelo.
Ainda na mesma gravação, o ex-presidente afirma que teria realizado o procedimento no fim da tarde de sexta-feira.Moraes exige manifestação da defesa
A decisão pela prisão preventiva foi tomada por Moraes durante a madrugada e acatada pela Procuradoria-Geral da República. A Polícia Federal executou a ordem de prisão às 6h de sábado, e conduziu o ex-presidente à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Com base no relatório da Seape, Moraes pediu nova manifestação à defesa de Bolsonaro. O ministro entende que houve confissão de tentativa de romper o equipamento.
Mais cedo, os advogados do ex-presidente haviam criticado a decisão de prendê-lo preventivamente em regime fechado. Aliados de Bolsonaro também chamavam de "narrativas" a acusação de que houve tentativa de danificar a tornozeleira eletrônica.
O despacho inicial do ministro do STF também citava a convocação de uma vigília pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro, no condomínio do pai. Para Moraes, o movimento poderia atrapalhar eventual ação da PF no local.
gq (OTS)Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário