Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n°

sábado, 2 de junho de 2018

No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:



Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.


Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?


Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.


Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.


Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.


Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.


Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro.

 Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.

Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos.

E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.

Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do Senhor.


Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor.
E o Senhor suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus,
Ao vigésimo quarto dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.


Ageu 1:1-15

sexta-feira, 1 de junho de 2018

A Esperança do Justo Juízo de Deus




 A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram.
 Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente.
A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas. (Selá.)
 Disse eu aos loucos: Não enlouqueçais, e aos ímpios: Não levanteis a fronte;
Não levanteis a vossa fronte altiva, nem faleis com cerviz dura.
 Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação.
 Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta.
 Porque na mão do Senhor há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão.
 E eu o declararei para sempre; cantarei louvores ao Deus de Jacó.
E quebrarei todas as forças dos ímpios, mas as forças dos justos serão exaltadas.
Salmos 75:1-10






quinta-feira, 31 de maio de 2018

Não se deixe abater pelas adversidades dos inimigos   


Ai de mim! porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja.

Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede,
As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal.

O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão.

Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca.

Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.

Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.

Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.

Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa, e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.

E a minha inimiga verá isso, e cobri-la-á a vergonha, que me diz: Onde está o Senhor teu Deus? Os meus olhos a contemplarão; agora será ela pisada como a lama das ruas.

No dia em que reedificar os teus muros, nesse dia estará longe e dilatado o estatuto.

Naquele dia virá a ti, desde a Assíria e das cidades fortificadas, e das cidades fortificadas até ao rio, e do mar até ao mar, e da montanha até à montanha.

Mas esta terra será posta em desolação, por causa dos seus moradores, por causa do fruto das suas obras.

Apascenta o teu povo com a tua vara, o rebanho da tua herança, que habita a sós, no bosque, no meio do Carmelo; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias do passado.

Eu lhes mostrarei maravilhas, como nos dias da tua saída da terra do Egito.

As nações o verão, e envergonhar-se-ão, por causa de todo o seu poder; porão a mão sobre a boca, e os seus ouvidos ficarão surdos.
Lamberão o pó como serpente, como vermes da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos; com pavor virão ao Senhor nosso Deus, e terão medo de ti.

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.

Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.
Darás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos.

Miquéias 7:1-20

quarta-feira, 30 de maio de 2018

"O saneamento no Brasil"

Até 2003 o setor de saneamento no Governo Federal era tratado de forma dispersa, pois havia cerca de 11 Ministérios que, de alguma maneira, atuava na área. A partir de 2003, atendendo a um pleito dos movimentos sociais, foi criado o Ministério das Cidades e, consequentemente, a Secretaria Nacional de Saneamento que passou a congregar todas as ações de saneamento no âmbito do Governo Federal, ou seja, o saneamento passou a ter um único endereço. Outro aspecto fundamental a ser observado é que os recursos federais estavam absolutamente vedados ao setor público de saneamento brasileiro, pois até 2003 o governo federal tinha como proposta central a privatização.

"Crea-MT destaca trabalho do Geólogo em entrevistas"

A entrevista deste mês de Junho mostra o trabalho desenvolvido pelos profissionais relacionados aos estudos da geologia, que podem trabalhar em várias áreas, como a paleontologia, pesquisa mineral, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia marinha e geologia ambiental, entre outras. Para homenagear os Geólogos do Sistema Confea/Crea pelo dia, comemorado em 30 de maio, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) conversou com três representantes de entidades de classe que os representa, a Associação dos Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), a Associação dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e o Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (SINGEMAT). ENTREVISTA 01 – O primeiro é o presidente do GEOCLUBE, e conselheiro do Crea-MT, geólogo Caiubi Souza Kuhn, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre, atualmente leciona em Cuiabá e, em entrevista à Gerência de Comunicação do Crea-MT, Caiubi destacou sua paixão pela ciência que estuda a origem, história, vida e estrutura da Terra e o uso de recursos produzidos por meio da geologia.

"NOBRES: 54º Ciretran e PM ministra palestra educativa "Maio Amarelo" na Votorantim Cimento"

Na manhã desta quarta-feira, a 54º Ciretran de Nobre dando continuidade aos eventos do "Movimento Maio Amarelo",esteve na Fábrica de Cimentos do Grupo Votorantim de Nobres,nesse período matutino,juntamente com a Polícia Militar da Região,sob o comando da Ten. Cel. Cláudia Regina Soares do 7º Batalhão de Polícia Militar de Rosário Oeste,que trouxe um enriquecimento de informação sob o trânsito da região de Nobres,Rosário Oeste e Diamantino ,nesse encontro com os colaboradores da empresa.

"Aeroporto de Nova Mutum poderá receber voos comerciais"

Resultado de imagem para nilson leitãoO documento foi emitido pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), com sede em Manaus, onde o requerimento de alteração tramitava há cerca de dois anos. No começo do mês de abril, a pedido do prefeito Adriano Pivetta e do secretário de Planejamento, Mauro Manjabosco, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), enviou documento para a Aeronáutica solicitando informações sobre o processo. A resposta, positiva, foi o parecer favorável para a alteração do cadastro do Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes, em aeroporto público.

"CULTURA: Banda Erresom agradece Guilherme Maluf por projeto que valoriza lambadão"

Integrantes da banda visitaram o gabinete do deputado nesta terça-feira (29). Integrantes da banda Erresom estiveram no gabinete do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), nesta terça-feira (29), para agradecer ao parlamentar pela apresentação do projeto de lei nº 28/2018, que reconhece o lambadão como movimento cultural e musical de caráter popular.

"Não adianta mais"

Resultado de imagem para Glaucia Amaral  Procuradora do Estado e Corregedora-Geral da Procuradoria Geral do EstadoA greve dos caminhoneiros não adianta mais. E pode matar pessoas. É preciso ter responsabilidade e capacidade de análise de riscos porque a paralisação não trará mais benefícios à categoria. Pelo contrário, a partir de agora, os próprios grevistas já estão tendo prejuízo e há o risco de trazer mortes de pessoas pelo país afora, especialmente em estabelecimentos de saúde. A greve Já se estendeu por muito tempo e já foram feitas grandes concessões financeiras pelo governo. Qualquer negociação futura conterá poucos benefícios, que não compensam sequer os dias parados, sem frete.

"POLÍTICA: “Pessoas competentes são exoneradas enquanto o município banca servidores ausentes”, alerta Gilberto Figueiredo"

A atividade de funcionários fantasmas nos órgãos municipais voltou a ser discussão na Câmara Municipal de Cuiabá. Desta vez, veio à tona o caso de uma servidora que recebia salários equivalentes ao de diretora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas que não comparecia ao local de trabalho e nem sequer sabia do cargo que supostamente ocupava. Diante da polêmica fomentada por Abílio Júnior (PV), o vereador Gilberto Figueiredo (PSB) manifestou, durante a última sessão ordinária, o descontentamento referente ao desligamento de uma servidora assídua e competente da Câmara.

"Redes de agroecologia como uma alternativa à agricultura industrial. Entrevista especial com Paulo Petersen"

“Um dos principais objetivos da agroecologia é construir sistemas agroalimentares localizados, aproximando a produção do consumo. Isso só é possível quando os atores dos territórios se articulam em redes para retomar a autonomia sobre os processos de produção, transformação, comercialização e consumo”, diz Paulo Petersen, coordenador executivo da AS-PTA e membro do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia - ANA, à IHU On-Line e publicação de Caminho Político. Na avaliação dele, a transição de um modelo agrícola industrial para um modelo baseado na agroecologia depende do estímulo do Estado a partir de políticas públicas adequadas.

TST declara greve de petroleiros ilegal por ter "cunho político"

30_05_petroleiro_foto_paulinia_sp.jpgCategoria pretende realizar 72 horas de paralisação a partir desta quarta-feira 30. Multa é de 500 mil reais em caso de descumprimento. O Tribunal Superior do Trabalho negou o direito à greve dos petroleiros, que pretendiam iniciar nesta quarta-feira 30 uma paralisação de 72 horas em defesa da demissão de Pedro Parente, presidente da Petrobras, e de uma mudança na política de preços da estatal. A ministra Maria de Assis Calsing, relatora da ação movida pela Advocacia-Geral da União e pela Petrobras, determinou que as entidades sindicais representativas dos petroleiros se abstenham de paralisar suas atividades, sob pena de multa diária no valor de 500 mil reais em caso de descumprimento.

"Todos nós no monte com Abraão"

18_05_abstrata_foto_pixabay.jpg"A subida de Abraão àquele monte é um marco na árdua jornada de nossa espécie da barbárie à humanidade. Um caminho, aliás, muitas vezes - mesmo em períodos de alegada civilização, humanidade e progresso - interrompido e subvertido por um feroz retorno à gana de barbárie e sangue." A opinião é do escritor italiano Claudio Magris, ex-senador da Itália, ex-professor das universidade de Turim e de Trieste, e prêmio Príncipe de Astúrias de Letras de 2004. O artigo foi publicado por Corriere della Sera e Caminho Político. A tradução é de Luisa Rabolini.

"Caminhoneiros não cedem, e paralisação continua pelo país"

defaultMovimento pulverizado dificulta acordo entre grevistas e governo. Paralisação completa nove dias e provoca reflexos, como desabastecimento, em todo o país. Caminhões-tanque escoltados abastecem alguns postos. Há mais de uma semana com o caminhão encostado, Orlando tem passado as manhãs na cozinha improvisada pelos caminhoneiros. No espaço coberto com uma tenda entre os veículos agrupados próximo à rodovia BR 116, os motoristas preparam refeições, compartilham mensagens no celular, discutem os rumos da paralisação, que entra no nono dia nesta terça-feira (29/05).

"EUA aprovam aquisição da Monsanto pela Bayer"

Símbolo da Bayer e da MonsantoGigante química e farmacêutica alemã terá de vender ativos no valor de 9 bilhões de dólares, incluindo negócios com sementes e herbicidas. Fusão criará maior empresa mundial do setor. A autoridade antitruste dos Estados Unidos aprovou a aquisição da empresa agroquímica americana Monsanto pela alemã Bayer, afirmou nesta terça-feira (29/05) o Departamento de Justiça dos EUA. Condições, porém, foram impostas à gigante química e farmacêutica alemã para a autorização. Para obter a aprovação, a Bayer concordou em vender parte de seus negócios.

"Conselho de Ética arquiva processo do Psol contra Alberto Fraga"

Por 10 votos a 1, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou o processo de quebra de decoro contra o deputado Alberto Fraga (DEM-F), apresentado pelo Psol.
Em março, o deputado publicou em sua página da rede social Twitter informações falsas sobre a vereadora Marielle Franco, que havia sido assassinada dois dias antes da postagem. No texto da denúncia, o Psol alega que o deputado abusou de suas prerrogativas constitucionais quando propagou notícias mentirosas.
Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Apresentação do Plano de Trabalho. Dep. Adilton Sachetti (PRB - MT)
O relator do processo, Adilton Sachetti, deu parecer favorável ao arquivamento
Fraga lembrou que o que estava em discussão não era o crime contra a vereadora Marielle e que, após a postagem, admitiu o erro em rede nacional.
"Eu falei pra quase cem milhões de pessoas, dizendo que eu tinha cometido um erro, dizendo que eu tinha me equivocado e, como um coronel, eu teria que ter checado as informações, como um policial. Então eu fiz as desculpas necessárias", disse Fraga.
O relator do processo, deputado Adilton Sachetti (PRB-MT), recomendou que a denúncia fosse arquivada.

"Anatel diz estar pronta para evitar falhas em serviços de telecomunicações por causa da greve dos caminhoneiros"

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, disse nesta terça-feira (29), em audiência pública na Câmara dos Deputados, que equipes da Anatel estão mobilizadas e têm estratégias de segurança para evitar interrupções de serviços de comunicação no Brasil em decorrência da greve dos caminhoneiros. Segundo ele, até agora não houve nenhum problema desse tipo, mas a situação não deixa de ser preocupante e é necessário que a crise seja resolvida.
Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o panorama atual das telecomunicações no Brasil e a visão de futuro da regulação setorial.  Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), JUAREZ QUADROS DO NASCIMENTO
Juarez Quadros: "Há uma equipe significativa acompanhando os desdobramentos da crise. Até este momento, não aconteceu nenhuma interrupção"
O debate, que teve como tema o panorama atual das telecomunicações no Brasil, foi promovido por iniciativa do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Goulart (PSD-SP). Durante a reunião, o deputado Sandro Alex (PSD-PR) questionou o presidente da Anatel sobre os boatos a respeito de supostas falhas nas telecomunicações do País provocadas pela greve.
“Corremos realmente o risco de termos corte de comunicações no País?

"Governo deve estudar medidas para reduzir flutuação nos preços dos combustíveis"

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, afirmou em comissão geral na Câmara dos Deputados que será estudada uma proposta para reduzir a volatilidade dos preços dos combustíveis para o consumidor. Para isso, informou, será necessário modificar a estrutura tributária incidente sobre esses produtos, que envolve tributos federais – PIS/Cofins e Cide – e o principal imposto estadual, o ICMS.
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O preço dos combustíveis no Brasil
Moreira Franco: para diminuir variação dos preços, será preciso alterar estrutura tributária incidente sobre combustíveis
Antes do debate proposto pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, defenderam a atuação do Congresso na busca de soluções negociadas para o movimento dos caminhoneiros, que reclamam dos reajustes diários no preço do diesel. Parte da categoria aceitou proposta do Executivo, que prevê congelamento por 60 dias e depois reajustes mensais, mas outros caminheiros mantêm bloqueios nas estradas há nove dias.

"Em comissão geral na Câmara, setor agropecuário mostra preocupação com greve dos caminhoneiros"

Representantes do agronegócio presentes na comissão geral da Congresso Nacional sobre a crise provocada pela greve dos caminhoneiros manifestaram preocupação com a continuidade do movimento de paralisação dos transportes de carga em todo o País. 
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O preço dos combustíveis no Brasil
Plenário se transformou em comissão geral para debater a crise provocada pela greve dos caminhoneiros
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) fez um apelo aos caminhoneiros.
"Gostaríamos de pedir que deixem esses setores que carregam o Brasil nas costas poderem trabalhar, dar emprego e não deixar que o abastecimento da população brasileira seja mais prejudicado do que já temos hoje."
Álcool
Diretora da União da Indústria da Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina ressaltou as consequências da paralisação para o setor. "A partir de hoje não teremos mais nenhuma usina de cana-de-açúcar operando, então encerra-se a produção de um combustível brasileiro que tem ajudado a limitar o aumento de preço de gasolina”, afirmou.

terça-feira, 29 de maio de 2018

"CPI: Maluf assume interinamente presidência da CPI do Fethab e Fundeb"

Em reunião nesta terça-feira (29), os membros da CPI aprovaram requerimentos solicitando documentos ao TCE e à Sinfra e alteraram a data da oitiva do presidente da AMM. O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) assumiu interinamente a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga desvios de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

"Eleição na Fecomércio é prorrogada: Os integrantes da Chapa 01 – Renovação encontraram a entidade fechada."

Chapa 01 - Renovação Mais uma vez as eleições na Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) foram prorrogadas, a nova data foi remarcada para o dia 08 de junho. O motivo da não realização do pleito eleitoral que estava previsto para ser realizado nesta terça-feira (29) é que a entidade estava fechada. Os integrantes da Chapa 01 – Renovação, atual oposição a diretoria da Fecomércio chegaram a entidade para realizarem as eleições às 13h conforme previa o edital, mas só encontraram os seguranças no estabelecimento.

"O Brasil de volta às ruas"

imgHá quase cinco anos, o Brasil foi às ruas e, entre tantas pautas, deu um recado claro à classe política: o povo não aguenta mais pagar tantos impostos e em troca receber serviços tão ruins. Foram mais de 1.500 dias, uma eleição e um processo de impeachment sem que nada mudasse e, hoje, o país encontra-se à beira de um colapso provocado pelos caminhoneiros, responsáveis por transportar nossas riquezas pelas estradas brasileiras. Ainda que haja outras reivindicações, a maior e mais forte exigência dos motoristas, que todos os dias arriscam-se em estradas mal sinalizadas e em muitos casos completamente abandonadas, é a redução da carga tributária sobre o óleo diesel, que impacta diretamente no custo do frete e, de quebra, nos preços dos produtos que chegam às prateleiras de lojas e supermercados.

"NOBRES: 54º Ciretran ministra palestra educativa "Maio Amarelo" na E.E.Nilo Póvoas"

Nesta segunda-feira a 54º Ciretran de Nobres,dando continuidade nos eventos do "Movimento Maio Amarelo",esteve durante todo dia dessa segunda na Escola Estadual Nilo Póvoas nos períodos matutino,vespertino e noturno ministrando palestras educativas para alunos que no futuro serão novos condutores, fazendo com que tenham mais consciência e maturidade de segurança,respeito e educação no trânsito. A 54º Ciretran contou com o apoio de toda sua equipe nestas palestras,formada por: Valdemir Pedrozo, Wanderson Maick, Dirce Maria, José das Neves, Andréia Fogues. Italo Fuzetti e do chefe Ranulfo Lopes de Andrade.

"Não os progressismos, mas a nova esquerda é imprescindível para a América Latina. Entrevista especial com Eduardo Gudynas"

A constituição de um pensamento de esquerda na América do Sul remonta às discussões europeias, que tinham grande influência no continente. “No século 19, por exemplo, as ideias dos socialistas europeus eram bem conhecidas e discutidas”, lembra Eduardo Gudynas. “Embora tenham surgido posicionamentos próprios dentro do continente, sempre foi preciso enfrentar a influência de posições eurocêntricas e muitas vezes o dogmatismo.” Gudynas, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line,publicada por Caminho Político, salienta que não concorda que haja um esgotamento da esquerda. No seu entendimento, em muitos casos essa questão “surge para confundir as correntes políticas progressistas, como o PT, no Brasil, com o que seria uma postura de esquerda”. Ele observa que esquerda e progressismo são dois programas políticos diferentes. Progressismos “são aqueles que agora se encontram em uma fase de esgotamento, no sentido de que não conseguem gerar novidades e avançam em gestões governamentais cada vez mais convencionais”.

"A questão nacional: o desafio maior dos progressistas"

bandeira_brasil_cabeca_para_baixo_foto_alex_vieira_flickr_cc.jpg
A esquerda tem de produzir uma identificação coletiva que não dependa, como na alternativa da extrema-direita, da exclusão do estrangeiro. Eis o artigo: "Goste-se ou não, a modernidade política não produziu identificação coletiva mais universalista e forte que a ideia de nação - Roberto Dutra". A questão nacional é o maior desafio dos progressistas. Nos Estados Unidos e na Europa, a extrema-direita, com todos os seus limites, conseguiu recolocar a questão na agenda, obrigando parte dos progressistas a buscar novas estratégias para responder “pela esquerda” aos anseios dos “perdedores da globalização” por estados nacionais capazes de assegurar inclusão política e social.

NEGÓCIOS: “Sistema imunológico da mente” cria resistências internas a mudanças pessoais e profissionais, aponta estudo "

Muitos profissionais são resistentes a mudanças – seja em âmbito pessoal ou empresarial (equipe e/ou instituição). No entanto, como o ritmo imposto para as transformações foi acelerado pela natureza interconectada do mundo de hoje, elas acabam por se tornar inevitáveis – inclusive, na área corporativa. Não querer enfrentar de frente tal questão não só prejudica o próprio indivíduo, mas também a organização em que atua. De acordo com uma pesquisa conduzida pelos professores de Harvard, Robert Kegan e Lisa Lahey, a nossa mente – tal qual nosso corpo – possui um sistema imunológico que nos protege de “novidades”, mesmo que positivas. O estudo constatou que desejo e motivação não são suficientes para induzir a habilidade de mudar – até mesmo quando literalmente é um caso de vida ou morte.

"Entre apoiar, ser atropelado ou ficar no acostamento"

Foram várias as perguntas feitas pelo campo da esquerda durante a paralisação dos caminhoneiros, que ocorrem por todo o país. E nós ainda não paramos de nos questionar. É greve? É locaute? É um movimento de trabalhadores ou de patrões? Por que pedem intervenção militar? Tradicionalmente a direita tenta sequestrar qualquer mobilização nas ruas, e faz isso com muita facilidade, ainda mais quando tais manifestações são compostas por categorias com baixíssima ou nenhuma consciência de classe, como é o caso da categoria dos caminhoneiros. Como já disse anteriormente, entendo que os caminhoneiros não se vêm como trabalhadores, eles se enxergam como pequenos proprietários, e dentro dessa dinâmica jaz praticamente nula qualquer consciência de coletivo, qualquer senso de pertencimento ou seja, resta apenas o “somos nós mesmos por nós mesmos”.

"TSE determina respeito à cota para mulheres no horário eleitoral gratuito e nas verbas nesta eleição"

Desde 1997, a Lei nº 9.504 obriga os partidos a destinarem o mínimo de 30% para candidaturas de mulheres, mas a representação feminina em cargos políticos mantém-se desproporcional ao número de mulheres na população e no eleitorado. As mulheres compõem 52% da população e do eleitorado do país, mas ocupam cerca de 10% das cadeiras no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e Câmaras municipais e pouquíssimas prefeitas e governadoras.

"Grupo analisa propostas de Taques antes de definir candidato ao governo "

Resultado de imagem para jose medeirosEm busca de um projeto majoritário para apoiar nas eleições deste ano, os dirigentes do Podemos, Pros, PMN, PRP, Avante e DC (antigo PSDC) vão se reunir nesta terça-feira (29), às 18h, com o governador Pedro Taques (PSDB). Pré-candidato à reeleição, Taques fará um balanço de sua gestão e apresentará suas propostas para um possível novo mandato. A reunião será na sede do Diretório Estadual do PSDB, em Cuiabá. “Temos um grupo coeso e democrático. Por isso, estamos ouvindo todos os pré-candidatos ao governo. A reunião com o governador Pedro Taques foi solicitada pelo PMN e acatada pelos outros cinco partidos da nossa frente”, disse o senador José Medeiros (Podemos).

"Quênia: É preciso licença para divulgar vídeos nas redes sociais"

defaultSeja no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube: no Quênia, quem quiser publicar vídeos nas redes sociais terá de pagar dezenas de dólares em licenças. Vloggers falam em violação da liberdade de expressão.As redes sociais têm sido uma plataforma usada pelos vídeo-bloggers (ou vloggers) quenianos para falar sobre vários assuntos - desde a corrupção ou má governação a notícias de última hora, entretenimento, tutoriais ou marketing de produtos. Mas agora a Comissão estatal de Classificação de Filmes do Quênia (KFCB, na sigla em inglês) exige que os cidadãos que desejem publicar vídeos nas redes sociais paguem uma licença, antes de publicar as suas criações online.

"Congresso recebe medidas provisórias do acordo do governo com caminhoneiros"

Transportes - caminhões - Paralisação dos caminhoneiros na Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro.As MPs reservam parte do frete da Conab para caminhoneiros autônomos, preveem a fixação do preço mínimo do frete e dispensam o pagamento de pedágio do eixo suspenso de caminhões (quando o veículo está vazio).
O Congresso Nacional recebeu na manhã desta segunda-feira (28) as três medidas provisórias assinadas pelo presidente Michel Temer que resultaram do acordo com os caminhoneiros para pôr fim à greve nacional iniciada no dia 21. Além das MPs, o governo anunciou a redução de R$ 0,46 no preço do litro do diesel por 60 dias. A redução do preço do combustível é um dos pontos principais da pauta dos grevistas.

"A política de preços da Petrobras em xeque"

Brasilien - Straßenblockade gegen hohe Treibstoffpreise (picture alliance/AP Photo/A. Penner)Governo Temer garantiu liberdade para empresa praticar reajustes diários, mas receita liberal trouxe imprevisibilidade e se chocou com a cultura brasileira do transporte rodoviário. Um governo impopular e fragilizado, com pouca capacidade de reação; uma grande dependência do transporte rodoviário; a alta do dólar e do preço do barril do petróleo: é ampla a lista de elementos que contribuíram para criar e amplificar os efeitos da maior greve de caminhoneiros das últimas duas décadas.
E como elemento chave nessa crise: a política de preços da Petrobras.

"Deputados divergem sobre a eficácia de medidas para acabar com a greve dos caminhoneiros"

Deputados divergem sobre eficácia das três medidas provisórias que chegaram ao Congresso, nesta segunda-feira (28), para pôr fim à greve nacional dos caminhoneiros iniciada no dia 21. 

O governo também concordou em zerar alguns tributos que incidem sobre o diesel por 60 dias, com a expectativa de reduzir em R$ 0,46 o preço do litro do combustível. Vice-líder do PSDB, o deputado Izalci Lucas (DF) acredita que as medidas resolvem o problema dos caminhoneiros.

Roberto Parizotti/Fotos Públicas
Transportes - caminhões - Greve dos caminhoneiros, via Anchieta próximo da entrada para o Rodonel. São Bernardo do Campo (SP).
Estradas bloqueadas em todo País por conta da greve dos caminhoneiros
"Nós já tínhamos aprovado essas medidas na quinta-feira. O PSDB apresentou a emenda zerando PIS e Cofins. Evidentemente que a medida provisória consolida melhor, mas acho que, com essas medidas, deve-se encerrar a greve", afirmou.

Em entrevista coletiva, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou essa expectativa governista. "Cumprimos tudo o que foi prometido e esperamos agora que os caminhoneiros também cumpram sua parte, retomem a atividade e possam garantir o abastecimento da família brasileira, inclusive de suas próprias famílias", ressaltou.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

"NOBRES: ACN-Associação de Caminhoneiros de NOBRES,em apoio aos caminhoneiros,fazem manifesto na cidade"

Nesta tarde de segunda-feira após as 15:30hs da tarde, uma grande mobilização envolvendo ACN-Associação de Caminhoneiros Nobrenses pararam o município nobrense neste final de tarde,em prol da greve dos caminhoneiros nacionalmente. O manifesto reuniu centenas de caminhoneiros nobrenses,empresários do seguimento,motoqueiros e cidadãos que apoiam o movimento,que e foi realizado nas avenidas principais de Nobres,avenidas Getúlio Vargas,Jk,Marechal Rondon e contou com o apoio da população em geral, comerciantes, sociedade organizada, público que estavam em comércio,fretistas, dentre outros.

"Governo cede e anuncia concessões chave para caminhoneiros"

25_05_2018_caminhoneirosgreve_marcelocamargo_agenciabrasil.jpgApós semana de impasse e derrotas, Temer se dispõe a congelar valor do diesel por 60 dias, além de aumentar desconto por litro. Após uma semana de impasse e derrotas sofridas nas mãos do movimento dos caminhoneiros grevistas, o Governo de Michel Temer finalmente cedeu. Em pronunciamento realizado por volta das 22h de domingo, o presidente anunciou cinco medidas adotadas pelo Planalto para tentar debelar a paralisação da categoria. De acordo com o emedebista, "as medidas atendem a praticamente todas as reivindicações que nos foram apresentadas". Dentre elas está o aumento no desconto por litro de diesel (de 41 centavos para 46 centavos) e o congelamento deste valor por 60 dias.

"O Papa: a dicotomia entre a ética das religiões e os interesses das finanças é trágica e falsa"

22_05_2018_papafrancisco_vaticanmedia.jpgO egoísmo e a exclusão, a crise econômica e a falta de emprego, as ameaças às famílias e a indiferença em relação aos jovens, aos pobres e aos migrantes. A “cultura do descarte”. O Papa Francisco reflete sobre os desafios que tornam este mundo de hoje incerto e, durante a audiência na Fundação Centesimus Annus pro Pontífice (no final da Conferência Internacional sobre “Novas políticas e estilos de vida na era digital”), invocou “uma cultura global de justiça econômica, de igualdade e de inclusão” à luz da Doutrina Social da Igreja.

"ELAS NO CAMPO: Governança Corporativa é mudança positiva para evitar conflitos e garantir a perenidade no agronegócio"

Entregar o “bastão” para os sucessores é um dos grandes desafios das empresas familiares – que, por sua vez, chegam a representar 80% das 19 milhões de companhias existentes no Brasil. Pesquisas apontam que apenas 12% desses negócios sobrevivem após a terceira geração familiar assumir o comando. Os dados são de um estudo do National Bureau of Economic Research Family Business Alliance. Diante deste cenário um pouco pessimista, a Governança Corporativa surge como uma resposta positiva para solucionar alguns conflitos no campo e contribuir para a perenidade no agronegócio. Para a diretora executiva da Girassol Agrícola, Neusa Lopes, a Governança Corporativa pode ser compreendida como a junção do contexto familiar dentro de um perfil mais profissional com a empresa também com funções mais profissionais – com planejamento, papéis definidos, processos delineados, diretrizes e foco, entre outros pontos. “É a profissionalização da gestão e isso não chega com uma fórmula ‘correta’. Há protocolos que devem ser feitos e aplicados na hora oportuna que o modelo familiar permitir.

"CULTURA: Noite de Gala da Festa de São Benedito será realizada no dia 8 de junho"

Contagem regressiva para a Noite de Gala da Festa de São Benedito. No dia 8 de junho, o rei Niuan Ribeiro e rainha Cecília Fortes recebem mais de 600 pessoas para um evento repleto de boas energias em Cuiabá. No Buffet Leila Malouf, o tradicional baile de abertura da Festa de São Benedito irá reunir devotos, apoiadores e coordenadores da festa, bem como a comunidade em geral, para uma noite repleta de fé, solidariedade, delícias gastronômicas e entretenimento. Quem assume o som do evento é a banda Megaron – que, com um repertório amplo, pretende fazer o público bailar em alegria por meio de hits que marcaram época e também pelas canções contemporâneas que não saem das paradas de sucesso. Enquanto que a culinária no evento leva a assinatura e expertise do próprio Buffet Leila Malouf. Ao mesmo tempo, os participantes estarão contribuindo com projetos sociais. Isto, com a doação dos recursos arrecadados na data.

"Mais uma conta econômica do golpe; Leia artigo"

Desenvolve-se no Brasil mais uma manifestação política típica de seu contexto de crise, marcada por um Governo ilegítimo e, sem autoridade, impulsiona a instabilidade e a incerteza sobre os destino do país. Não reúne sequer a condição de mediar conflitos sociais. A greve dos caminhoneiros é originária pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos – CNTA – que através de um ofício enviado ao Governo no dia 15 de maio, apresentou suas reivindicações e um prazo para o seu atendimento. Não sendo respondido, a paralisação foi deflagrada no último dia 21.

"ANGOLA: 27 de maio: Manifestação em Luanda é reprimida pela polícia"

defaultMarcha pretendia pedir justiça pela morte de milhares de angolanos que foram perseguidos há 41 anos. Ativistas denunciam violência policial. A polícia angolana reprimiu neste domingo (27.05), em Luanda, a manifestação pacífica em alusão ao 27 de maio, data em que se recorda os milhares de angolanos que em 1977 foram torturados, mandados para campos de concentração e fuzilados sem julgamento naquilo que é considerado período negro da história angolana.

"Colômbia terá segundo turno entre Duque e Petro"

Gustavo Petro e Iván DuqueDisputa presidencial colombiana ficará entre dois candidatos com visões distintas, um uribista conservador e outro liberal de esquerda. Abstenção é a mais baixa em 20 anos. Sucessor de Santos será eleito em 17 de junho. O conservador Iván Duque e o liberal de esquerda Gustavo Petro vão se enfrentar no segundo turno das eleições presidenciais colombianas, de acordo com os resultados oficiais do primeiro turno, realizado neste domingo (27/05) no país latino-americano.

domingo, 27 de maio de 2018

"A OAB/MT, através de sua Diretoria, vem prestar os seguintes esclarecimentos à advocacia:"

Resultado de imagem para oab mt1. Na sexta feira (25) a OAB/MT requereu a todos os tribunais a suspensão de prazos e audiências em razão das dificuldades geradas pela greve dos caminhoneiros. O quadro revelado foi de extrema dificuldade para as partes e advogados, notadamente - mas não exclusivamente - do interior, em comparecer aos foros para os atos processuais; 2. Em relação à Justiça Estadual, a resposta foi positiva, já tendo sido comunicado à OAB/MT sobre a suspensão de prazos e expediente nos dias 25/05/2018 e 28/05/2018;